Depoimentos reais de pessoas que sofrem de ansiedade, acompanhe no PTN NEWS

Depois de entender o que é a TAG, você percebeu que o Transtorno de ansiedade generalizada é muito mais que um” friozinho na barriga”.

Quem sofre com esses transtornos ,vivem em uma montanha russa de pensamentos e medos diários.
Recolhemos alguns depoimentos reais de pessoas que convivem com a TAG, os nomes foram preservados.

Ao ler cada história tente se colocar no lugar de quem escreveu. Acompanhe:

” Inesperadamente! Não sei por onde, nem porque, nem pra que, só sei que ela chegou. Não me lembro nem mesmo o dia, só sei que convivo ou sobrevivo com a ela.
A ansiedade hoje faz parte da minha rotina ,em tudo que vejo,penso e imagino,tanto em relação a minha vida quanto das pessoas que me rodeiam (Amigos,familiares,patrão entre outros) .

Na maioria das vezes eu quero resolver a vida de todos e esquecer da minha e por conta disso, acabo ficando sem tempo, energia, disposição e paciência pra cuidar dos meus filhos da forma que deveria.Na verdade, vem uma enxurrada de emoções em minha mente.As vezes é difícil aceitar que a ansiedade convive comigo ainda mais porque tenho filhos e preciso ser forte,se não por mim, por eles.

São tantos suspiros,não consigo deixar nem sequer um pratinho pra lavar no dia seguinte! Hoje foi assim: As lâmpadas já estavam apagadas, as portas trancadas, mais só me acalmei após ascender as luzes e começar tudo de novo, até que aquele último pratinho estivesse limpo!! A ansiedade é tamanha e embora os gêmeos já tenham 5 anos de idade, ainda não consigo dormir em outra cama, a não ser na deles, imagino que vão ter frio ou calor, que precisa olhar pra ver se ta respirando ou se algo os incomoda…

E para que vocês leitores compreendam melhor, as vezes é até difícil sair de casa!

Recebi um convite pra um almoço em família mas, na minha mente, já projetei como vai ser, como as crianças não irão se comportar… Entre um pensamento e outro, vem a vontade de desistir, de se esconder, de não se associar, de desistir e sumir.Mas no fundo, bem lá no fundo, sei que essa não é a solução, ficar em casa nao irá melhorar minha ansiedade, por isso luto comigo mesma e aceito todo convite de associação com meus amigos.Geralmente volto mais animada e confiante, por um certo período esqueço um pouco o que sinto mais ainda assim, voltarei ao meu recinto.”
-Ramos, 31 anos

“Muitas vezes quando falo que tenho ansiedade, as pessoas acham normal.

Acabaram até banalizando afinal, hoje em dia todo mundo tem!

Mas esquecem do que é a definição da palavra ANSIEDADE.

Ansiedade é não ter vontade de levantar da cama todas as manhãs, por medo do que vai acontecer.
Ansiedade é passar o dia aguardando a hora em que tudo vai desmoronar.

Ansiedade é não querer comprar uma moto, porque podem te roubar.

Ansiedade é não conseguir ver os discursos do seu marido, com medo do que pode dar errado.

Ansiedade é sofrer pelo que aconteceu, pelo que vai acontecer, pelo que pode acontecer e pelo que nunca vai acontecer!

Ansiedade é não conseguir andar no banco da frente do carro, com medo do acidente acontecer.

Ansiedade é conferir o dinheiro na carteira várias vezes antes de pagar o cobrador porque, na sua cabeça, o dinheiro vai sumir.

Ansiedade é não consegui fazer um pedido em uma lanchonete, simplesmente porque não conhece a atendente.

Ansiedade é não conseguir trocar a identidade, porque as mãos não param de transpirar.

Ansiedade é ter medo de caminhar na rua sozinha.

Ansiedade é perder as festas e as viagens de família, porque tem muita gente.

Ansiedade é ter dificuldade em aceitar as pessoas que querem entrar em sua vida, com medo que te machuquem.

Ansiedade é não conseguir levar a sobrinha para brincar na praça.

Ansiedade é querer passar a vida inteira trancada no seu quarto.

Ansiedade é ter a sua vida controlada por um medo irracional de viver”.

-Bispo, 28 anos.

“Preciso dormir mas o sono não vem, não consigo fechar os olhos.. minha cabeça dói, tudo dói!
Ahh ansiedade porque você me faz estragar tudo?!

Eu sei que tem tudo pra dar certo, mas na minha cabeça já deu errado mil vezes… o que eu faço? pq me sinto tão inútil e insuficiente?

“Quanto mais eu movo mais afundo em mim.”
Para onde foi a felicidade que deveria vir desse momento tão importante pra mim? Não sei, acho que se afogou no mar de inseguranças e medo, se perdeu nas águas turbulentas da ansiedade. Tudo isso ainda é o que eu quero é o que eu sonhei e no final eu sei que vai dar tudo certo, vai ficar tudo bem. O que me assusta é a jornada até esse final.”

-Santos, 25 anos.

“Um certo dia ,depois de tentar engoli palavras não ditas e coisas que não merecia ouvir, tive uma crise. Meus lábios e mãos adormeceram e um medo avassalador tomou conta de mim. Tremia muito e uma mistura de calor e frio me deixava ainda pior .Meu coração estava acelerado e eu não conseguia respirar direito.
Só depois eu descobri que estava tendo uma crise de ansiedade e agora vez por outra, quando não consigo controlar meus pensamentos ou dizer o que deveria ser dito, ela volta com tudo.
No geral, as pessoas não conseguem lidar com a ansiedade, principalmente as que não sentem o que nós sentimos.
As vezes, vejo o medo nos olhos do meu marido. Uma noite, enquanto não conseguia respirar ele me abraçou e pediu que eu não morresse. Geralmente parece mesmo que não vou conseguir respirar de novo. O pior não é ter que ir pro balão de oxigênio é encarar tudo sabe!? Eu não queria está naquele hospital nem ver o desespero da minha família. A ansiedade resolveu morar em mim e sinceramente, nada aqui dentro me deixa tão confusa quanto ela.

-Souza, 24 anos.

Você se identificou com os depoimentos ou lembra-se de alguém que passou por situações semelhantes?

Realmente não é fácil conviver com a ansiedade. Algumas das pessoas citadas acima fazem acompanhamento com um especialista.Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda!

Na próxima edição, confira a entrevista com a especialista.

Convide as pessoas para ler no PTN NEWS as matérias sobre ansiedade, nunca antes foi tão necessário falar sobre ela e seus efeitos!

A ansiedade tornou-se a doença do século!