Denúncia. Santa Casa de Misericórdia de Valença pede socorro!

 

IMG-20141215-WA0003A crise das urgências e emergências no país é sistêmica. A falta de leitos, nas Unidades de Terapias Intensivas, materiais básicos como curativos e higienes, são alarmantes em todo pais. A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem engrossando as fileiras de hospitais que prestam assistência pelo SUS, e que estão em estado de calamidade. Problemas que vão desde infra-estrutura precária até as más condições de higiene e conservação de materiais, problemas graves que ferem a dignidade e os direitos dos cidadãos brasileiros, previstos na Constituição Federal Brasileira.

IMG-20141211-WA0002

Pacientes colocados em macas enferrujadas, lençóis encardidos, lixo pelo chão, aranhas nos cantos das paredes, vidros sujos, equipamentos médicos sucateados, colchões velhos, infiltrações, fiação elétrica inadequada, banheiros sem a mínima condição de uso, insetos pelo chão etc. Não saberei dizer o por quê ou mesmo de quem é a culpa pelo estado degradante em que se encontra a Santa Casa de Valença!

IMG-20141212-WA0110

Em recente visita ao referido hospital,  pude notar que este, aparentemente ainda vem passando até o momento por reformas. Mas como podemos constatar o estado de “saúde” do hospital é grave. Sempre cheia,  a Santa Casa de Valença, é líder de reclamações recorrentes de os pacientes da rede pública de saúde: A falta de profissionais médicos em certas especialidades, demora excessiva nos atendimentos, falta de aparelhos e medicações, consultas rápidas e ineficientes, enfermarias quentes e desconfortáveis etc.

IMG-20141212-WA0116

Como uma das explicações para o atendimento tumultuado e precário, ouvimos afirmações que a Santa Casa de Valença, atende pacientes de toda a região: Cairu, Teolândia, Nilo Peçanha, Taperoá e outras cidades circunvizinhas, o que dificulta e torna os recursos financeiros recebidos quase que insuficiente para atender a todos. Sabe-se que para uma melhoria do nível de qualidade da assistência médica da Santa Casa, é necessário um acompanhamento cuidadoso dos indicadores que apontam, cada dificuldade, particularizar as situações mais emergentes, buscar soluções para o problema estrutural, elaborar balanços precisos para que se possa adequar demanda à disponibilidade e assim distribuir melhor  os recursos que se tem em mão. No entanto o que vemos e sentimos é o feito do caos. Falta o mínimo, como medicamento prescrito pelo médico ao internado, que muitas vezes são comprados pelos parentes dos pacientes!

IMG-20141212-WA0114

Chega de buscar soluções com base no achismo, subjetividade, todo mundo sabe que falta tudo, mas quem são os gestores que estão à frente? Quais são os responsáveis pela administração e funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Valença? Os munícipes precisam está a par do que vem sendo feito de efeito na melhoria do atendimento de saúde no referido hospital. Urge a necessidade de informações, esclarecimentos precisos a cerca de como se encontra a “saúde” da Santa Casa de Valença.

IMG-20141212-WA0118

A população está cansada de pequenas reformas para maquiar o “câncer” que vem matando a muitos e por muitos anos. Como por exemplo, a rampa feita no Pronto socorro, é irregular e um cadeirante não poderia subi – lá,  já que certamente cairía para trás; a reforma feita no seu interior, onde os bancos de madeiras desconfortáveis permaneceram, o desconforto é permanente; diversos mini box com diferentes funções foram feitos, espremendo os pacientes que ali são assistidos.

IMG-20141212-WA0113

Pior mesmo é a total falta de humanização no atendimento aos pacientes, profissionais insatisfeitos com as condições precárias de trabalho, presta o serviço de baixa qualidade, o que gera insatisfação e medo nos assistidos. Podemos também citar o risco de saúde que os internados estão expostos, já que lixos ficam expostos a céu aberto nas enfermarias, banheiros com pisos escorregadios, paredes com lodos e limos, equipamentos remendados, equipamentos com mau funcionamento, falta de lençóis e vestuários hospitalar, chuveiros e fiações velhas e inadequadas, vasos sujos, ralos abertos, mau cheiro insuportável, pacientes que se lamentam em cima de camas sucateadas, profissionais de enformagens que tentam amenizar a dor, outros que a ignoram. Esta é a situação da “saúde” da Santa Casa de Valença.IMG-20141212-WA0112

Algo precisa ser feito de imediato! As autoridades locais, os representantes eleitos precisam tomar uma atitude que ajude a sanar esta cruel realidade. Até quando vamos vê os nossos morrerem de forma tão desumana e indigna? A população Valenciana merece respeito. Todos os pacientes da Santa Casa merecem respeito. O cidadão merece respeito!

O PTN NEWS não busca ibope, ou faz sensacionalismo, somos a voz do povo, e o povo exige uma resposta!

Estamos abrindo aqui o espaço de resposta.