Corrente que promete dar 10 centavos por compartilhamento pra menina cega é falsa

Existe muita gente disposta a ajudar os outros no mundo, muita gente de bem, com bom coração e que de fato não hesita em tentar ser gentil e solidária. São pessoas assim que dão aquela esperançazinha de que nem tudo está perdido mas, infelizmente, são essas pessoas os alvos mais fáceis de correntes falsas da internet. Quem inventa boatos por aí tem um público específico em mente – distraídos e ingênuos.


Gente que não confere o que é e que se compadece de qualquer história triste que encontra. Aí fica fácil uma história como a que vamos esclarecer hoje se espalhar. Acontece que há uma foto correndo os grupos de WhatsApp. É a imagem de um homem segurando uma menina supostamente cega que precisa da ajuda de todos. Segundo a corrente, para cada compartilhamento será arrecadado o valor 0,10 para o tratamento dela.

Como bem vínhamos descrevendo, correntes como essas se espalham por causa de pessoas distraídas e ingênuas. E histórias assim são geralmente falsas, como é o caso desta. Não fosse tudo isso que já explicamos, a total falta de informação dessa corrente também entrega sua falsidade. Como assim a cada compartilhamento se doa 0,10€? Que método de coleta é esse? Para onde o dinheiro vai? Como chega até a menina?

Então, recapitulando, não é verdade que a cada compartilhamento 0,10 centavo será doado para a menina cega da fotografia. A menina da imagem sequer é cega e tudo não passa de balela. Ah, e se a intenção é ajudar, existem instituições, números de contas reais, organizações não governamentais especializadas que se dedicam às boas causas, basta procurar – sempre com atenção.