Confirmado caso de meningite bacteriana em preso

Preso da PLB está internado no Hospital Couto Maia com meningite
Preso da PLB está internado no Hospital Couto Maia com meningite

O preso Eduardo Neri dos Santos, da Penitenciária Lemos Brito (PLB), foi internado com meningite pneumocócica no Hospital Couto Maia na madrugada desta quinta-feira, 20, segundo informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Segundo o diretor financeiro do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-Ba), João Santana dos Santos, o preso tem cerca de 35 anos e foi levado inicialmente aos hospitais Roberto Santos e Mário Leal depois de passar mal.
Como a doença não havia sido detectada, voltou para o complexo penal, onde foi atendido na Central Médica Penitenciária. A médica de plantão teria detectado os sintomas de meningite e encaminhado o preso para o Hospital Couto Maia.
João Santana afirmou, ainda, que Eduardo dividia cela com mais seis presos no pavilhão 3 e que dois deles já apresentam sintomas de meningite, mas até as 13h não haviam sido atendidos. A assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) negou a existência de outros presos com sintomas e informou que todos que realmente vierem a apresentar os traços da doença serão devidamente atendidos.
“Os agentes penitenciários estão assustados e se não houver a profilaxia, vamos fazer uma manifestação amanhã, que é dia de visitação”, afirmou o diretor do Sinspeb.

Profilaxia – De acordo com a Sesab, o estado de saúde do preso é estável e ele deve passar por tratamento, que caso não haja intercorrências, dura em média catorze dias. O órgão informou também que não há recomendação de profilaxia (medicação dada às pessoas com quem o doente teve contato para bloqueio da transmissão).
Em um primeiro momento a Seap informou que não faria a profilaxia, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Contudo, o órgão achou prudente efetuar o procedimento e no fim da tarde informou, em nota, que adotou a medida de quimioprofilaxia na PLB.
Em nota, a Seap informou ainda que também seguirá o protocolo do Ministério da Saúde no caso da meningite bacteriana, informando sobre os meios de evitar sua transmissão aos detentos e seus familiares, agentes penitenciários e policiais militares.
Segundo a secretaria responsável pelo Complexo Penitenciário da Mata Escura, a visitação dos familiares aos detentos será mantida, nesta sexta-feira, 21.
O preso – Eduardo Neri dos Santos cumpre pena na Penitenciária Lemos de Brito desde 1996 após ter sido condenado a 21 anos de reclusão por roubo e formação de quadrilha.
O complexo – A penitenciária Lemos de Brito possui, atualmente, 1245 detentos, é composta por cinco módulos, sendo que um deles, o pavilhão 4 está desativado. Eduardo estava alocado em uma cela com mais seis detentos no pavilhão 3, que acomoda 302 presos. (A Tarde)