Como decidir qual carreira seguir?

Como decidir qual carreira seguir?

Estou fazendo cursinho para entrar no curso de Medicina, só que não tenho certeza absoluta se é isso que eu quero. Me sinto muito bem quando penso em ajudaras pessoas, além disso venho me interessando muito pela área de Saúde. Mas, já fiz testes pela internet e cada um da um resultado diferente: às vezes tenho vocação e às vezes não. O que faço para conseguir tomar a decisão certa?

enviado por Simone Ribeiro de Santana Silva

Toda escolha envolve algum grau de risco. Isso ocorre por muitas coisas. No caso da escolha da profissão, porque não é possível experimentar uma carreira antes de estar cursando uma graduação que prepara para o exercício da profissão.



De qualquer forma, a escolha de uma profissão não deve se resumir à realização de um teste vocacional. Por mais que testes possam informar sobre certas características e habilidades que você já desenvolveu, não exploram outros fatores como condições socioeconômicas, a dinâmica do trabalho em nossa sociedade, desafios que você queira se propor entre outros fatores.

O que você pode e deve fazer é diminuir este risco, realizando um amplo processo de pesquisa sobre sua história, valores e interesses, sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões. Procure também conhecer ao máximo o curso de Medicina, conversando com profissionais, professores e estudantes.

Depois de refletir sobre essas questões e pesquisar sobre a profissão, você conseguirá decidir sobre o seu futuro profissional de uma maneira mais segura. por PTNNEWS