COLUNA – MICRONUTRIENTES: O que você precisa saber, com a Engenheira Agrônoma Islândia Santos

A adubação com NPK é uma prioridade na nutrição das plantas, isso porque Nitrogênio, Fosforo e Potássio são nutrientes que as plantas necessitam e absorvem em maior quantidade. Então, os agricultores fazem a calagem neutralizam a acidez, fornecem cálcio e magnésio,  fazem adubação fosfatada, nitrogenada e potássica, tudo isso garante um bom aumento de produção.

Mas, as plantas são complexas e elas necessitam em menores quantidades de outros nutrientes, são eles; o Boro (B) o Cobre (Cu), Zinco (Zn), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo) e Ferro (Fe). Porém, o fato de necessitar em menores quantidades não significa que não necessita, os micronutrientes também são essências e a falta ou excesso de um desses componentes interfere na produção.

Tratar de micronutriente acaba sendo crucial para que o agricultor alcance patamares maiores de produção, desde que a pesquisa agropecuária apontou ganhos de produtividade com a adubação com micronutrientes, passou-se a encontrar fertilizantes para o solo e também foliares contendo alguns micronutrientes.

Na cultura do cacau por exemplo para que a cultura apresente bons rendimentos o solo deve apresentar os seguintes teores de micronutrientes.

As fontes disponíveis no mercado para adubação com micronutrientes são essas:

Nitrato de Cobre 22% de Cobre Solúvel em Água e contem 8% de Nitrogênio.
FTE BR 12 Boro (B): 1,8%
Cobre (Cu): 0,8%
Manganês (Mn): 2,0%
Molibdênio (Mo): 0,1%
Zinco (Zn): 9,0%
Solúvel em água, contem cálcio e enxofre também.

Na tabela acima temos exemplos de alguns adubos fontes de micronutrientes que agricultor pode encontrar no mercado, são os mais comuns, mas há muitas outras fontes que podem ser pesquisadas. Os micronutrientes podem ser aplicados no solo, na parte aérea das plantas, através da adubação foliar, nas sementes e através da fertirrigação.

Como as quantidades de micronutrientes são pequenas, é necessário que agricultor consulte um profissional e faça uma analise de solo, pois se a falta de pequenas quantidades provoca sintomas na planta, o excesso provoca fitoxicidade, e ambas situações interfere na produtividade negativamente. Além disso a escolha do fertilizante também deve ser feita levando em consideração outros critérios como preço e a eficiência da operação de adubação.  

Lembre-se que na nutrição de plantas deve-se prevalecer o equilíbrio e o bom senso. Ate a próxima.

Islandia Santos – Eng. Agrônoma.