COLUNA: CRISE DE LEGITIMIDADE NO BRASIL

democracia2-1024x502

Neste momento, a política brasileira passa por uma crise de legitimidade em parte motivada por uma crise de confiabilidade das instituições na qual se destacam os partidos políticos em parceria com algumas empresas privadas.

O esquema de corrupção no Brasil tornou-se uma fonte de renda lucrativa e vem crescendo cada vez mais os seguidores. O conflito existente que se instalou, percebemos que é entre o interesse público e o desejo pessoal de cada participante no esquema. Quem deveria estar defendendo os direitos do povo resolveu vergonhosamente lutar por seus próprios interesses e de meia dúzia de empresários sem escrúpulos. Tais empresários em grande parte são os financiadores de campanhas eleitorais em troca de benefícios obscuros.

É importante mencionar que a proibição de contribuições financeiras privadas aos partidos não as eliminou de cenário político. Longe disso, essa vedação estimulou a prática do “caixa dois”, na qual as campanhas de alguns candidatos usam recursos financeiros não contabilizados nem declarados aos órgãos de fiscalizações. Sendo assim, os políticos e os empresários tornaram-se parceiros fortes e facilitam cada vez mais os acordos que defendem os interesses das partes, motivados em sua maioria uma série de crimes de tráfico de influência.

Percebemos que tudo isso está longe de acabar, a dificuldade da população em ter acesso a bens e serviços, propicia a atos de corrupção em pequena, média e grande escala, observamos isso no período de eleições municipais. Que a própria população incita o ato de corrupção. Os votos são transformados em mercadoria, empregos, cargos, consequentemente em benefício de uma pequena casta dominante.

Assistimos os discursos dos que se dizem contra a corrupção e buscam fazer justiça, mas todos esses argumentos ficam sem validade depois de um acordo de delação premiada. Mesmo assim, a opinião pública está cada vez mais intolerante a essa prática, pois considera governo honesto e eficiente como parte integrante da virtude do sistema.

A compreensão do cenário político é essencial para que os cidadãos possam exercer sua cidadania. Um político precisa estar permeado de valores, elementos sociais e culturais, sentidos, e contribui para a criação da identidade social, das relações sociais e do sistema de crenças e conhecimentos, isso podemos perceber por meio do discurso em campanha eleitoral.

O caos que o Brasil está passando nesse momento é o reflexo de uma sociedade individualista, de povo corrupto, leis ultrapassadas, meios de comunicação manipuladores, educação zero, um povo faminto de oportunidades e políticos oportunistas.

LENE MUNIZ
Escrito por Lene Muniz