Cólicas menstruais, dores durante o sexo e mais 05 sinais que você esta com endometriose

Apesar de afetar cerca de 6,5 milhões de mulheres no Brasil, a endometriose ainda é pouco conhecida pela população. Confira a seguir alguns sinais de que você pode estar com a doença.

1) Cólicas intensas no período menstrual

 

As cólicas menstruais intensas, por vezes incapacitantes, são o sintoma mais frequente da endometriose. As portadoras, em geral, sempre usam remédios para aplacar esse sintoma, mas o alívio não costuma ser total. Já entre as mulheres que têm a cólica “comum” – entre aspas porque sentir dor não deve nunca ser considerado normal – o uso de medicamentos não é frequente e a melhora costuma ser total. Outra diferença é que a dor da endometriose tende a aumentar com o passar dos anos.

2) Dores nas relações sexuais

Normalmente na parte mais profunda da vagina, em determinadas posições, e mais forte próximo ao período menstrual. Pode acontecer no momento em que o pênis entra em contato com a região afetada, após o término da atividade sexual ou durante o orgasmo. Há piora perto da menstruação.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

3) Dificuldade para engravidar

Estima-se que a endometriose seja responsável por 40% a 50% dos casos de infertilidade feminina. O tratamento cirúrgico, por meio de laparoscopia ou robótica, permite a cerca de 60% das mulheres engravidarem naturalmente após o procedimento. Para as que não conseguirem, há ainda as opções da inseminação intrauterina e da fertilização in vitro (usualmente a mais indicada).

4) Dor ao evacuar durante o período menstrual

Pode acontecer quando a endometriose afeta o intestino. Além disso, pode haver sangramento no reto durante a evacuação, distensão abdominal (aumento da barriga por excesso de gases), intestino acelerado e diarreia. Não é incomum mulheres com endometriose no intestino serem erroneamente diagnosticadas com síndrome do cólon irritável, que causa sintomas semelhantes.

5) Dor ao urinar no período menstrual

Mulheres com endometriose na bexiga podem queixar-se de dor para urinar e achar que tem cistite de repetição, mesmo sem ter nenhuma infecção, ou seja, sem a presença de bactérias na urina. Além disso, se houver foco de endometriose nos paramétrios – ligamentos fortes que prendem o útero ao osso da bacia -, existe a possibilidade de os nervos que ajudam a contrair a musculatura da bexiga serem afetados a e a mulher ter dificuldade para esvaziá-la.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

6) Dor na lombar e na perna durante o período menstrual

É muito comum mulheres com endometriose procurarem ortopedistas antes de serem diagnosticadas com a doença. A dor na lombar acontece quando a enfermidade acomete as terminações nervosas do ligamento uterossacro, tecido que vai do colo do útero até o osso sacro, na parte posterior da pelve (bacia).

7) Dor no ombro direito durante o período menstrual

É pouco comum, mas vale o alerta. Se os focos de endometriose atingirem o nervo frênico, no diafragma, pode haver dor no ombro direito ou na área do pescoço, especialmente durante a menstruação.