CASO RARO | Bebê nasce saudável após gravidez fora do útero em Feira de Santana

Uma bebê nasceu saudável após uma gravidez ectópica abdominal na cidade de Feira de Santana. A mãe da criança passa bem e a médica obstetra, que auxiliou no parto, avalia que o bom estado de saúde das duas é raro.

Também conhecida como gravidez abdominal, a gestação ectópica se forma fora do útero, e com isso o bebê se desenvolve dentro do abdômen. A criança foi nomeada Alice Vitória, pela mãe Aline do Socorro.

O parto foi feito no Hospital da Criança de Feira de Santana. A boa condição de mãe e filha é considerada rara porque o desenvolvimento da criança tende a ser difícil, como explica a obstetra Amália Olímpia.

“São muitas as complicações, principalmente para o bebê. Enquanto embrião, o fato dele não estar dentro da cavidade do útero, ele pode sofrer por deficiência de nutrição, a placenta não nutrir tão bem o bebê e ele não ter o crescimento adequado, ter má formação, porque ele fica no meio das vísceras da mãe, então ele pode ter compressão, ter má formações, não ter o crescimento adequado, enfim, são muitos os riscos para o bebê”, detalhou ela.

A médica também pontuou os riscos que esse tipo de gravidez oferece para a gestante, porque pode afetar o aparelho digestivo da mulher.

“O risco é muito grande, porque essa placenta pode invadir outros órgãos e, no momento da resolução, que é o parto, a mãe corre o risco de ter lesão de órgãos nobres, como vísceras, o fígado, enfim, todas as estruturas abdominais, que no caso da Aline ela passou ilesa por tudo isso. Realmente a gente consegue definir como um milagre as duas saírem tão ilesas”.

Aline deu entrada no hospital em julho e ficou internada desde então. O parto aconteceu há 15 dias, quando ela estava com cerca de 33 semanas de gravidez. A médica ponderou que o nascimento da bebê sem complicações para ela e para mãe é um desfecho positivo para a gestação.

“Alice é uma vitória nossa, não só da Aline, mas do serviço como um todo. É um resultado positivo extremamente raro. O resultado positivo não é tão raro e o desfecho positivo é nossa maior vitória. A equipe foi extremamente organizada para que a gente chegasse nesse sucesso, nessa vitória, que é a Alice Vitória. O melhor desfecho possível, mesmo sendo tão raro, a gente conseguiu aqui, no Hospital da Criança”, avaliou Amália.

“O desfecho positivo a esse ponto é extremamente raro, um bebê nascer muito bem. A Alice nasceu com 33 semanas e três dias, nasceu perfeita e o sucesso foi total”, disse a médica.

Para a mãe da neném, a gravidez e o parto de Alice foi a resolução de um sonho.

“É uma alegria grande. Ainda bem que eu perseverei, fiquei firme, não desisti e ela está aqui, linda e maravilhosa. Estou muito feliz”, contou Aline.

“Foi uma expectativa grande, de muita fé, de força e perseverança. Não desisti da gravidez, sempre firme e estamos aqui. Agora ela está grande, linda e conosco”.  G1