Carnagamboa 2015 é record de público

04
Portal Baixo Sul

O carnaval da Gamboa já se consolidou como o melhor carnaval de todo o Baixo Sul, mas o Carnagamboa 2015 certamente irá entrar para a história como o melhor de todos os tempos. A Prefeitura de Cairu esmerou-se na organização e na montagem uma hiper-estrutura para festa deste ano que teve como tema “Carnagamboa – A Folia com o Brilho do Sol e da Nossa Gente”. Todas as secretarias municipais trabalharam ativamente para proporcionar um carnaval de muita alegria e segurança para os cairuenses e visitantes.

Os quatro dias de folia foram abertos pelo prefeito Fernando Brito que passou as chaves do município para as os mãos do Rei Momo e desejando a todos um carnaval de paz. O mini-trio e o resgate das manifestações populares representadas pelo colorido dos blocos carnavalescos, como Novinhos e Novinhas, Juntos e Misturados, e Gamboazinha Folia garantiram a animação da festa durante o dia. Já no período da noite, o arrastão da alegria ficou por conta dos grupos culturais que conduziram os foliões para o palco principal.

Grandes atrações como Péricles, Tayrone Cigano, Viola de Doze , La Fúria, Adão Negro, Sem Retoque, Sinho Bernardo, Banda Naipe, Karamba, Buzina Aê e Tomaki passaram pelo palco montado na Praça Esportiva Edson Aguiar.

A parceria entre a administração municipal, 33ª CIPM e a Policia Civil garantiu a tranquilidade dos foliões. A turma da saúde também ficou de plantão para atender as possíveis emergências e urgências. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou o número de médicos e enfermeiros, além de distribuir 5 mil preservativos pelas ilhas.Três ambulâncias e duas ambulanchas garantiram o pronto atendimento emergencial terrestre e marítimo.

Para o prefeito Fernando Brito, o sucesso do Carnagamboa deve-se a vários fatores. “Além de ser um local belíssimo, a Gamboa tem um povo muito hospitaleiro, o que torna o destino ideal para quem deseja passar um carnaval de tranquilidade com a família. Somado a tudo isto, a administração municipal tem investido no aperfeiçoamento da festa, cuidando de detalhes importantes que vão desde a decoração, policiamento, atendimento emergencial, coleta de lixo à grade de atrações. O resultado é um comércio aquecido,100% de ocupação hoteleira e geração de emprego e renda para os cairuenses”, enfatizou Brito.

Mas não foi só a Gamboa que caiu na folia de Momo, por todo o arquipélago houve festa. Na Sede, teve a já tradicional Lavagem da Revessa que fez a galera refrescar o calor com banho de carro-pipa, além da Lavagem da Caixa e do Bloco As Bananeiras para animar a criançada. Em Boipeba a festa ficou por conta da Lavagem do Beco. Já em Garapuá, Torrinhas, Galeão e São Sebastião diversas atrações garantiram a animação do carnaval.

Ascom/Prefeitura de Cairu

 

Prefeito Fernando Brito e a primeira Dama, Adriana Brito