Capacitação do Conselho Tutelar é realizada em Presidente Tancredo Neves

A capacitação do Conselho Tutelar de Presidente Tancredo Neves foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pela Prefeitura Municipal e pela assessoria técnica do Instituto Direito e Cidadania (IDC), que conduziu as atividades pedagógicas.

Participaram da formação os conselheiros tutelares titulares e suplentes recém eleitos para o mandato 2020-2024 e membros do CMDCA.
Os temas abordados possibilitaram reflexão sobre a história dos Direitos Humanos atrelada a política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) e legislações específicas da área. Os participantes foram provocados a lançar um segundo olhar sobre ditos populares que carregam em si muito preconceitos e violações dos direitos da criança e do adolescente. O convite foi para que a partir daquele momento toda ação seja pautada no Estatuto da Criança e do Adolescente, observando e entendendo o que esta lei traz de garantias e responsabilidades às crianças e adolescentes, aos agentes públicos e à sociedade em geral.
“As maiores críticas que vemos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem de pessoas alheias ao entendimento da lei, que sequer fizeram uma leitura do enunciado e criticam por ouvir falar. A partir de hoje vocês tem esse instrumento para orientar a prática de vocês”, afirmou Naiane Oliveira, coordenadora de projetos do IDC e mediadora da capacitação.