Bolsonaro tenta justificar inflação com aumento de consumo: ‘Se olhar seu peso, vai ver’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou justificar o aumento da inflação afirmando que um dos motivos para o crescimento é o aumento do consumo de alimentos pelos brasileiros, que, na opinião dele, subiu. “Se você olhar seu peso ano passado, e agora, vai ver. Essa é uma realidade”, disse.

“Não vou negar que aumentou a inflação no Brasil. Foi no mundo todo. O mundo cresceu em média mais 60 milhões de habitantes por ano, começou a consumir mais”, completou o presidente durante sua live semanal gravada nesta quinta (10).

Mais uma vez, o presidente tentou relacionar o problema aos governadores. “Vocês sofreram com a pandemia, além de morte, vocês viram prefeitos e governadores fechando tudo, prendendo mulheres, algemando banhistas, jogando no chão o trabalhador que estava vendendo água. Muitos informais, que trabalhavam de manhã para comer à noite, ameaçados a morrer de fome”.

Com a alta de 0,87% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, a inflação oficial do país chegou a 9,68% nos últimos 12 meses, segundo os dados divulgados nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 Por: Redação Bnews