Bloquear celulares perdidos ou roubados ficou ainda mais fácil

image-400x266
Foto Divulgação

A partir desta terça-feira (8), quem tiver o aparelho de celular roubado, extraviado ou perdido poderá fazer o bloqueio informando apenas o número da linha. A mudança foi informada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O bloqueio pode ser feito junto às operadoras e, também, na Polícia Civil da Bahia, Ceará e Espírito Santo, onde já há acesso ao sistema. Anteriormente, era necessário anunciar os cerca de 15 números que compõem o identificador chamado Imei – espécie de chassi dos aparelhos.

Registrando a ocorrência na delegacia, automaticamente, o celular será incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos tanto em território nacional como em 44 outros países. Espera-se que com essa ação, diminua o número de roubos de celulares, que, segundo a direção da Anatel, já estava virando uma indústria no país.

Além disso, para evitar que as pessoas adquiram celulares roubados, foi disponibilizada, na internet, uma página na qual é possível saber se os identificadores Imei estão bloqueados. A consulta pode ser feita pelo site www.consultaaparelhoimpedido.com.br.