Beleza masculina: cuidados essenciais com a barba

Desde os primórdios da humanidade, cultivar pelos faciais é sinal de virilidade e de que o homem atingiu a maturidade. Nos dias de hoje, barba e bigode nunca estiveram tão na moda, tanto que cada vez mais barbearias abrem nas cidades, e produtos especializados são lançados para tratar desse tipo de fio.

Nesta parte do post, vamos falar sobre cuidados com a barba e dicas para mantê-la sempre saudável e atraente. Acompanhe!

Como tratar dos fios da barba e bigode?

Como mencionamos, ostentar uma vigorosa barba e um bigode estiloso é tendência. No entanto, engana-se quem pensa que ter um visual bonito acontece apenas deixando os pelos faciais crescerem de qualquer jeito. Confira quatro cuidados e hábitos que todo barbudo deve incorporar na rotina:

1. Apare sempre 

Assim como o cabelo, aparar a barba é necessário para a manutenção da saúde dos fios e para manter bem o estilo escolhido. De nada adianta optar por um visual da moda se ele não for bem cuidado. Em poucas semanas, os pelos começam a crescer e comprometem o look original. 

Para que a etapa de aparar seja um sucesso, é importante primeiramente entender que os pelos faciais têm seu próprio ritmo de crescimento. Os das laterais se desenvolvem mais rápido e, por isso, pedem um retoque mais frequente. Já o bigode é mais lento, por exemplo.

2. Capriche na limpeza

A limpeza é uma etapa obrigatória e indispensável. Além da poluição e impurezas que se acumulam nos fios, é comum um homem sujar os pelos faciais com comida ao longo do dia. Portanto, eles devem ser higienizados com frequência.

Para fazer bonito nesse momento, use um bom shampoo específico para a barba durante o banho — existem shampoos para cabelo e barba que fazem assepsia. Esse cuidado vai deixar os fios cheirosos e agradáveis, além de prevenir a proliferação de bactérias e problemas como a seborreia. 

3. Hidrate

Resultado de imagem para barba pra negros
Foto: reprodução/moda masculina

Os pelos faciais são naturalmente mais grossos, porém apostar em cuidados que vão deixá-los mais macios faz bem para a saúde e ainda contribui para melhorar a aparência da barba.

Produtos como loções pós-barba e óleos têm ativos capazes de tratar os pelos e conferir maciez. De quebra, eles também atuam estimulando os bulbos capilares do rosto, o que faz com que os fios cresçam mais saudáveis e fortes.  

4. Não deixe a barba molhada

Muitos homens não se preocupam em secar a barba ou o bigode depois de lavar o rosto ou tomar banho. Todavia, isso pode ser perigoso: o acúmulo de água favorece a proliferação de fungos e bactérias que promovem a queda dos fios.

A alopecia fúngica é um problema comum relacionado à falta de secagem apropriada de cabelos ou pelos faciais. E tem mais: essa infecção agride os poros da pele, deixando a barba sem forma, desgrenhada e quebradiça. Portanto, não custa nada evitar tanta dor de cabeça e secar bem a barba com uma toalha depois de molhá-la, não é mesmo? 

Como o homem pode mostrar confiança com a barba?

A barba é um elemento associado à potência, força e virilidade. Mais do que um acessório, ela pode mudar a vida de um cara e incrementar sua autoestima. Afinal, o crescimento dos pelos faciais marca o fim de uma fase: o homem deixa para trás o rosto limpo e a aparência de menino, e o seu visual se transforma.

Assim, a barba está presente em um rito de passagem que faz com que um homem se sinta mais velho e maduro, e, consequentemente, mais confiante e preparado para encarar diversos aspectos de sua rotina, tanto profissionais quanto afetivos.

Nesse ponto, vale reforçar o que já falamos aqui: não basta deixar a barba crescer. Para causar uma impressão marcante e conquistar olhares de admiração, é preciso investir na beleza masculina. Além disso, o homem deve escolher um modelo de barba que combine com seu estilo pessoal e que valorize o formato do seu rosto. Veja como: 

1. Rosto redondo

Quem deseja alongar o rosto e amenizar os traços arredondados deve concentrar o volume da barba para a parte próxima ao queixo. Estilos como o cavanhaque são mais recomendados para equilibrar a face. Já costeletas e barbas muito concentradas na bochecha criam o efeito contrário.  

2. Rosto triangular 

Ao contrário do anterior, aqui a intenção é atenuar um pouco o queixo. Portanto, vale a pena adotar um estilo que tenha barba mais cheia nas laterais. A barba rala — aquela que parece estar por fazer — e o bigode também ajudam a dar mais proporção ao rosto. Cavanhaques e barbas longas, por outro lado, não são uma boa pedida. 

3. Rosto quadrado

Para quebrar um pouco as linhas retas e dar mais leveza ao rosto, basta evitar barbas tradicionais quadradas e optar por cavanhaques — que afinam a face — ou até mesmo uma barba mais cheia, com desenho, bem demarcado para dar plus ao visual. O ideal é deixar a barba crescer um pouco além do comprimento do rosto. Esse detalhe alonga, dá peso e harmoniza a face.

4. Rosto retangular

Aqui, o objetivo é reduzir o comprimento da face e equilibrar os traços angulares. Barbas mais cheias são recomendadas, enquanto o cavanhaque não valoriza esse formato.  

5. Rosto oval

O rosto oval é considerado coringa e mais fácil de trabalhar, favorecendo praticamente qualquer tipo de barba. Portanto, cabe aqui a escolha que mais combina com o estilo do homem. Então, se gostar, pode se jogar e adotar algum visual que esteja na moda no momento, que é o que vamos ver a seguir!

Quais são as tendências de barba e bigode?

A barba e o bigode também não ficam de fora das tendências de beleza masculina. É certo que cada um tem suas preferências e que o formato do rosto deve ser respeitado, porém não existe nada de errado em explorar outras possibilidades e novidades, certo? Conheça os quatro estilos mais pedidos do momento: 

1. Barba cheia

Com o sucesso de programas de TV que envolvem vikings e uma temática medieval, o visual de guerreiro com barba rústica está em alta. Esse modelo pede um pouco mais de comprimento no queixo e maior volume nas laterais. 

Uma adaptação da barba cheia é o estilo lenhador. Ela é bem mais comprida e volumosa na região do queixo, portanto ótima para quem quer alongar o rosto. É a tendência certa para homens antenados, que curtem uma inspiração hipster.  

2. Barba cerrada e desenhada 

O clássico estilo “por fazer” é ideal para quem não tem muitos fios ou não curte uma barba longa. Ao mesmo tempo, proporciona uma imagem adulta e séria. Vale a pena contar com um barbeiro para fazer a manutenção e garantir que as linhas sejam desenhadas de forma a valorizar o rosto.

3. Van Dyke

A barba Van Dyke é formada por cavanhaque cheio e bigode proeminente. O ator Johnny Depp é um grande defensor desse estilo, tanto que já virou sua marca registrada.

Como todas as barbas, exige manutenção cuidadosa para que o formato seja conservado. No entanto, uma vez que o homem tenha paciência para deixar crescer e investir nos cuidados de beleza masculina, conquista um visual único e cheio de personalidade! 

4. Bigode em destaque 

Estilizado e sozinho — sem a companhia da barba —, ele faz uma diferença gigantesca no visual. Para adquirir um formato singular e ficar pontiagudo, por exemplo, como no estilo francês, a cera para bigode é um produto que permite todas as personalizações possíveis e mantém tudo no lugar. Elas ajudam a modelar e, de quebra, ainda hidratam os fios.

(Beleza com inteligência)