Bebê que teve corpo queimado após barraco de madeira ser atingido por fogo morre

A bebê de um ano que teve 80% do corpo queimado após o imóvel em que estava ser atingido por um incêndio, morreu na quarta-feira (11). O caso aconteceu no dia 20 de abril, em uma área de terras ocupadas conhecida como Califórnia II, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

Valentina foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, em 22 de abril, dois dias após o incêndio. Desde então, a bebê estava internada na unidade de saúde.

O momento em que o barraco feito de madeira pegou fogo foi registrado por imagens de uma câmera de celular. 

Segundo moradores da região, a mãe da bebê estava na cozinha, que fica em outro barraco atrás do que pegou fogo, quando as chamas começaram. Ela pediu ajuda aos vizinhos e entrou no local para salvar a filha.

O pai da menina, Manoel Ferreira Melo, disse que chegava em casa em um caminhão quando foi surpreendido pelo fogo.

“Cheguei com o caminhão para pegar o material de reciclagem. Pulei pela janela do veículo para tentar socorrer minha filha. Minha mulher entrou no barraco, se queimou um bocado, mas conseguiu salvar nossa bebê. Ela foi uma heroína”.

A bebê foi encaminhada para o hospital materno-infantil da cidade e foi entubada. Por causa da gravidade do caso, foi solicitada uma transferência para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Durante a transferência, a menina teve complicações no aeroporto e precisou voltar à unidade materno-infantil de Teixeira de Freitas. Agora, as equipes aguardam que o quadro de saúde se estabilize, para que possam transferi-la, efetivamente. A mãe de Valentina também sofreu queimaduras, mas não corre risco de morte.