Bebê não sobrevive após passar longos dias na fila da regulação

Após 16 dias de espera da fila da regulação do SUS, na esperança de conseguir uma vaga em um hospital estadual de grande porte, a recém-nascida Maria Cecília não resistiu e faleceu na madrugada de sexta-feira (14). A jovem Andreia Rocha de Sousa, de Ibipeba, deu a luz, a pequena Maria Cecília na casa de Parto e foi transferida para Hospital Regional de Irecê.

O parto era aguardado com tranquilidade e alegria pois nos exames não apontava complicações, o bebê nasceu com cardiopatia congênita (malformação no coração) e precisava ser operada para sobreviver, mas não conseguiu ser transferida a tempo para uma unidade especializada. Maria Cecília nasceu em um parto normal, com 3,350 quilos. Ainda assim, o bebê teria que ser transferida através de UTI para Salvador para realizar cirurgia de correção no seu coraçãozinho

A Justiça decretou a transferência da criança desde o dia 05 de setembro, porém o Estado desacatou a decisão judicial e a criança acabou morrendo na fila da regulação.

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) informou a imprensa que estava buscando uma vaga em uma unidade que pudesse atender as necessidades da paciente. As informações são do Portal de Notícias.