Bastidores, o que você não apreciou na Feijoada Cultural em Corte de Pedra

 Depois que tudo está concluído, parece que foi fácil, só que não. Cada momento de organização provoca cansaço, desgaste, estresse, mas, nem tudo é tão ruim quando estamos lutando pelo que acreditamos ser uma transformação, ainda mais socialmente. É esta a visão da organização da Feijoada Cultural em Corte de Pedra.

 Nos dias 28 e 29 de Novembro, foi realizada a segunda edição da Feijoada Cultural, na organização de Wadson (professor de Capoeira e campeão de MMA, “Dinho Pão de Sal”), atleta do CTJM (Centro de Treinamento Jorge Monge), e Deise Almeida, formada em Educação Física, casal que vem proporcionando um enriquecimento de conhecimento e diversificação nas apresentações culturais de Presidente Tancredo Neves. Em parceria e trabalho conjunto outras pessoas também tem mostrado que buscar apresentar às crianças, jovens, adolescentes a possibilidade de descobrir novos talentos. O evento começou ainda na noite de sábado 28, na quadra do Colégio Edvaldo Machado Boaventura com diversas apresentações e roda de capoeira tudo em conjunto com o centro de Cultura Municipal além de Projetos, como o Mais Educação.

 No Domingo que foi o dia especificamente da Feijoada, tudo aconteceu em Corte de Pedra, com batizado de capoeira para as crianças que adquiriram sua primeira corda. Convidados do grupo Celeiro de Bamba Cordão de Ouro vieram de Itabuna junto com o Mestre Ninja e se apresentaram dançando o Maculelê. Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira; expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.

Foram muitas apresentações culturais, momentos emocionantes para os pais que estavam acompanhando os seus filhos; hoje nas redes sociais notamos quão elogiado tem sido a 2ª feijoada cultural. Mas também não poderíamos deixar de destacar um ponto emocionante: Dinho, esposo da Deise (repito), ambos os responsáveis pelo acontecido, o mesmo que é o professor de capoeira e que dá aulas às diversas crianças, e com o incondicional apoio de sua companheira, pediu a palavra e com a permissão do mestre a convidou para receber sua primeira corda, depois de muitos anos na atividade de capoeira, ela recebeu esta homenagem e não conteve a emoção, recebendo de todos os presentes e apreciadores uma grande salva de palmas e um grito ecoou com seu nome. “Deise, Deise, Deise”… Algumas lideranças politicas estiveram no local. O Prefeito Balbino Mota e seu vice Carlos marcaram presença. PTN NEWS.