Bahia vence de virada em Pituaçu

Tricolor paulista não vence há nove rodadas e, vencendo por 3 a 1, vê o Bahia crescer no jogo e perde por 4 a 3. Que fase!

O espetáculo no lotado Pituaçu foi bonito antes mesmo do início da partida entre Bahia e São Paulo, neste sábado. Em coro, a torcida baiana cantou o hino nacional a plenos pulmões. Festa digna da virada épica conquistada pelo Tricolor baiano, por 4 a 3, com direito a seis gols marcados na segunda etapa e gol da vitória nos últimos minutos. Merecido!
Apesar dos golaços de Wellington, Lucas e Cícero, a festa do Bahia desceu azeda para os paulistas…Após abrir dois gols de vantagem na metade da segunda etapa (3 a 1), perdeu grande chance de voltar ao G5 e até à briga pelo título. Com 50 pontos, caiu para a oitava colocação e afastou-se da briga pelas primeiras posições. Para piorar, amarga o nono jogo consecutivo sem vencer na competição.
Nem mesmo o bom aproveitamento fora de casa foi suficiente para segurar o resultado desta vez. Leão ainda não triunfou desde o retorno e Luis Fabiano mais uma vez decepecionou. Que fase, Tricolor!
O Bahia, com 39 pontos, permanece em 15º e se afasta zona do rebaixamento. Joel Santana, que foi vaiado pelas alterações feitas no segundo tempo, viu suas apostas decidirem e saiu muito aplaudido pela arrependida torcida baiana. Vitória na raça para lavar a alma!
O jogo, que começou bom na primeira etapa, terminou eletrizante na segunda. Wellington, Dagoberto e Cícero deram a impressão de que Leão conseguiria a primeira vitória desde o retorno. Mas Joel Santana mostrou que ainda entende muito de futebol e, com três mudanças, conseguiu a virada com Souza, Lulinha, Nikão – o homem da virada – e Luiz Eduardo (contra).
O primeiro tempo, que começou favorável ao Tricolor baiano acabou melhor para o paulista. Pelas laterais, o Bahia iniciou tentando impor velocidade. Bem posicionado, o São Paulo segurou. Nesse panorama, emoção mesmo só aos 12 minutos. O ex-corintiano Souza tirou João Filipe para dançar na linha de fundo e cruzou na medida para Fahel, que cabeceou muito perto da trave direita de Dênis.
Pelo lado do Bahia, foi só…
Luis Fabiano matou as boas jogadas do São Paulo, Cícero pareceu perdido na marcação pela ala-esquerda… E aí brilhou a estrela de Wellington. Aos 21 minutos, o volante recebeu passe pela direita, deu o chapéu em dois zagueiros do Bahia e, sem deixar a bola cair, chutou cruzado no canto direito do gol de Marcelo Lomba. E que golaço, logo o primeiro gol dele como profissional.
O gol devolveu a confiança que faltava ao São Paulo – que não marcava pelo Brasileirão há quatro rodadas. A partir daí, o Tricolor paulista dominou e o goleiro Dênis foi mero espectador. Lucas fez boas jogadas individuais, Cícero se encontrou na nova função e Dagoberto deu bom chute de longe – quase ampliou. Só o Fabuloso que continuou fora de sintonia com o restante do time.