Bahia perde para o Vasco da Gama em São Januário

O Tricolor sofreu a primeira derrota no Campeonato Brasileiro após perder por 2 a 1 contra o Vasco da Gama neste domingo (21), em São Januário. No Rio, o time do técnico Guto Ferreira entrou em campo com um time misto já que na próxima quarta-feira (24) tem decisão da Copa do Nordeste contra o Sport Recife, na Arena Fonte Nova.

O jogo já começou melhor para os donos da casa. Aos 2 minutos, o time carioca fez boa triangulação pela direita e ganhou um escanteio após uma tentativa de cruzamento do meia Yago Pikachu. Quatro minutos depois, por pouco o Vasco não abriu o placar. Douglas lançou a bola na área e o atacante Luís Fabiano cabeceou muito próximo à meta. Para a sorte dos visitantes, Jean fez grande defesa.

A partida começou com muitas faltas. Aos 9, o atacante Gustavo recebeu o primeiro cartão para o lado do Bahia. O jogador segurou o meia Mateus Vital pela camisa quando saia em velocidade. Pressão vascaína: aos 9, Kelvin avançou pela esquerda e cruzou para a área. Luís Fabiano apareceu bem e escorou no contrapé de Jean. Grande defesa do arqueiro tricolor.

A primeira polêmica do jogo aconteceu aos 21, quando Gustavo aproveitou uma falha da defesa dos oponentes e foi derrubado pelo zagueiro Jean. Os jogadores do Esquadrão pediram a expulsão do jogador do Vasco já que o atleta caído era o último homem no lance. O árbitro preferiu dar apenas o amarelo. Aos 33, quase o Bahia abriu o placar após cobrança de escanteio fechada de Juninho. Edson desviou a bola de cabeça que passou muito perto da trave do goleiro Martín Silva. Aos 36, mais bola na área vascaína. Juninho cobrou falta, mas dessa vez não assustou os cariocas. O jogo seguiu sem grandes lances nos primeiros 45 minutos de jogo. Fim da primeira etapa: 0 a 0 no placar.

Para o segundo tempo, o técnico Guto Ferreira fez duas mudanças: Zé Rafael entrou no lugar do meia Diego Rosa e Allione substituiu Maikon Leite. Aos 2, falta para o Vasco. Douglas bateu direto, mas explodiu na barreira. Em seguida, a bola sobrou para o próprio volante que foi derrubado por Armero, que recebeu cartão amarelo. Nova cobrança de falta para os anfitriões e, mais uma vez, a bola esbarrou na barreira.

Aos 6, o lateral Armero deu uma pancada de fora da área, porém Martín conseguiu jogar para escanteio após boa defesa. O primeiro gol saiu aos 7 minutos. Yago Pikachu recebeu boa enfiada de bola do Fabuloso e assinou na saída de Jean. Festa na torcida: 1 a 0 em São Januário.

Aos 13, o Tricolor tentou empatar com Zé Rafael depois de uma jogada na ponta direita. No entanto, o jogador foi derrubado por Pikachu e o árbitro mandou seguir. Passados três minutos e o Bahia chegou perto de novo. Cruzamento de bola na área adversária e o atacante Gustavo subiu sozinho, mas cabeceou por cima da meta. Aos 18, foi a vez do Vasco depois de um chute forte de Mateus Vital, porém o goleiro Jean estava atento e fez nova defesa.

Até então, nada estava definido no confronto já que, aos 20, o Esquadrão saiu em velocidade e Gustavo apareceu pelas costas da defesa e cabeceou mais uma vez com perigo. Aos 25, o treinador Guto fez a última alteração: Edigar Junio entrou no lugar do volante Matheus Sales.

Apesar das avançadas dos visitantes, foi o Vasco que alterou o placar. Aos 29, Mateus Pet avançou pelo meio e abriu para Gilberto, que cruzou. A bola caiu nos pés de Kelvin que chutou, mas foi defendido por Jean. Após a defesa, a bola sobrou para Luís Fabiano, que mandou para o fundo das redes. Esse foi o primeiro gol do Fabuloso com a camisa da equipe carioca.

Aos 35, foi a vez da reação tricolor: Wagner perdeu a bola no campo ofensivo e permitiu o contra-ataque para o Bahia. Allione recebeu e passou para Gustavo que, sozinho, bateu rasteiro no canto direito. Já nos acréscimos, Armero foi expulso. O colombiano tentou cobrar a falta rapidamente, mas foi impedido por Gilberto. O lateral se irritou e empurrou o adversário. Apesar da correria no final do duelo, o jogo terminou em 2 a 1 para o Vasco.

Sequência – Agora, o Tricolor entra em campo pela decisão da Copa do Nordeste contra o Sport Recife nesta quarta-feira (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova. Pelo Campeonato Brasileiro, o Bahia volta para o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo no próximo domingo (28), às 19h, no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão).