Bahia oculpa o 5º lugar em registros de tráfico de pessoas

images (1)
Repodução

Neste Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho, a Bahia aparece como uma das principais portas de saída para o trafico de pessoas – mulheres em sua maioria – no Brasil. Os dados compõem um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que mostram que a Bahia só fica atrás dos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

Conforme explica a advogada e coordenadora da Comissão Parlamentar de Inquérito que foi implantada na Assembléia Legislativa da Bahia, Regina Machado, no Brasil são mais de 15 mil pessoas vítimas do tráfico humano. Aproximadamente 70% são meninas e mulheres, na faixa etária até 33 anos, atraídas por falsas promessas de emprego, intercâmbio cultural, agências de modelo e até mesmo casamento. Na Bahia, a cidade onde ocorrem mais desse tipo de crime é Salvador, e as localidades litorânea dos municípios de Camaçari, Mata de São João, onde há elevada frequência de turistas estrangeiros.

Em todo o estado estima-se que 24 cidades façam parte da rota do tráfico de pessoas, com destaques maiores párea as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Ilhéus. Os locais mais comuns do aliciamento são academias de ginásticas, salões de beleza, shopping centeres e sites de relacionamentos pela internet.Com base nos dados da ONU, através do Escritório de Crimes e Drogas (United National Office on Drugs and Crime), da Polícia Federal e de Organizações Não-Governamentais que lidam com Direitos Humanos, Portugal aparece como a principal, porta de entrega do tráfico de pessoas na Europa. E os países onde está a maior parte das vítimas brasileiras na Europa são Espanha e Itália. (Tribuna da Bahia)