Bahia inaugura primeiro laticínio livre de tuberculose e brucelose do País

79437-3
Fotos: Alberto Coutinho/GovBA

A nova usina de beneficiamento de leite do município de Uibaí, no centro norte da Bahia, é a primeira unidade desse tipo no País a produzir com matéria-prima vinda exclusivamente de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Instalada no povoado de Caldeirão, a unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na terça-feira (19), para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado e elevar a qualidade dos produtos já fabricados na região.

Além de beneficiar cerca de 400 famílias, que vivem da agropecuária, o objetivo do Governo do Estado é fortalecer as atividades do campo, criar infraestrutura e promover o desenvolvimento econômico da população que vive da terra na Bahia. Durante a inauguração, acompanhado de autoridades e produtores da região, o governador destacou a importância do fortalecimento da economia voltada para agricultura familiar na Bahia, que possui a maior população rural do Brasil – cerca de quatro milhões pessoas.

“Não existe, na minha opinião, solução para o semiárido nordestino se não for através da agricultura familiar. Com esse equipamento simples e sofisticado, que eu acompanhei o funcionamento hoje, a produção vai aumentar de três mil para dez mil. Eu peço apoio das prefeituras locais para garantir que os derivados de leite, produzidos aqui, possam ser utilizados na merenda escolar porque é importante que a renda fique aqui na região”, disse Rui Costa. Para ele, as cidades devem se ajudar e fazer a riqueza circular entre os produtores da região, que, unidos, podem ampliar a produção.

Ainda município, Rui Costa inaugurou uma agroindústria que vai beneficiar cerca de 300 famílias da zona rural, entregou uma praça requalificada e autorizou o início das obras de extensão da rede de distribuição de água e ligações domiciliares.