BAHIA É UM DOS ESTADOS QUE NÃO CUMPREM O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO, APONTA LEVANTAMENTO

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (12) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) apontou que 17 estados não cumprem o valor do piso nacional do magistério, definido em R$ 1.451 para 2012. A Bahia é um deles. Os dados, repassados por sindicatos da categoria em cada unidade da Federação, apontam que apenas São Paulo, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Goiás e Distrito Federal pagam aos seus professores o montante definido por lei.
Aprovada em 2008, a Lei do Piso estabeleceu uma quantia mínima que deve ser paga aos docentes com formação em nível médio e que atuam em escola pública com jornada semanal de 40 horas.Os dados contradizem as informações divulgadas pelas secretarias de Educação. Informações repassadas pelos governos estaduais apontam um número menor de estados em que o piso ainda não vigora.
Mas, mesmo nesse levantamento, a Bahia não paga a remuneração mínima aos seus educadores. O governo baiano, que paga R$ 1.187 aos professores, não tem previsão de quando irá cumprir o valor determinado pela lei.