Bahia começa a pré-temporada com o pé direito

xIMAGEM_BAHIA_5.jpg.pagespeed.ic.ZyI1TRHTtL

 

Na primeira partida de futebol da temporada, Bahia e Shakhtar Donetsk fizeram um jogo bastante movimentado, onde os anfitriões conseguiram a vitória por 3 a 2 no amistoso realizado na Arena Fonte Nova. Utilizando 22 atletas durante todo o confronto, o destaque do Tricolor de Aço ficou por conta do atacante Zé Roberto, que fez dois gols e se tornou fundamental para a virada da equipe sobre o time europeu.

Nos primeiros minutos, as duas equipes trocaram passes e alternaram lances ofensivos em seus determinados setores de ataque. O Bahia apresentava mais vontade, mas o Shakhtar demonstrava um melhor domínio tático em campo.

Mesmo com uma equipe em pré-temporada, o Tricolor de Aço passou a dominar os lances do jogo e levava perigo pelo lado direito de ataque. Com um time misto neste primeiro momento, o Shakhtar teve a primeira chegada de perigo somente aos 10 minutos, o que não assustou o time baiano, que aos 13 abriu o marcador. Em cobrança de falta, Rômulo não deu chances ao arqueiro adversário e fez a alegria da torcida tricolor.

Logo depois, foi a vez de Kieza ter a sua chance e quase abriu o placar, mas acabou sendo travado na hora da finalização. Logo depois foi a vez de Maxi entrar na área e chutar nos braços de Pyatov.

Mesmo sofrendo a derrota momentânea, o Shakhtar seguia com tranquilidade em seu esquema tático e tocava bola até chegar a pequena área tricolor. E foi assim que os Mineiros chegaram ao empate. Aos 28, uma falha da zaga acabou por levar um contra-ataque fulminante que terminou em finalização de Alex Teixeira.

Após o empate, o Shakhtar quase chegou a virada aos 30 minutos, quando Luiz Adriano não conseguiu aproveitar cruzamento de Taison em mais um lance rápido de contra-ataque ucraniano.

Com o jogo mais morno, o Bahia não conseguia manter o ritmo e o Shakhtar passou a dominar as ações. Aos 35, Fred tocou para Luiz Adriano, que chutou na trave e teve a bola batendo nas costas de Omar, que acabou contendo a pelota.

Melhor na segunda metade do primeiro tempo, o time do leste europeu chegou ao desempate em outro bom lance de Luiz Adriano. Aos 37, Luiz Adriano chutou rasteiro mais uma vez da intermediária e não deu chances ao arqueiro tricolor.

Atrás do marcador, o time baiano voltou a levar perigo para os visitantes e tiveram um bom lance aos 41, quando Bruno Paulista entrou pela lateral esquerda e foi derrubado antes de entrar na pequena área. Na cobrança de falta, a bola subiu demais e não achou nenhum atleta da equipe da casa. Momentos depois, o clube de Donetsk também sofreu falta, mas a bola de Luiz Adriano ficou nas mãos de Omar.

Nos minutos finais da primeira etapa, Rômulo deu belo lançamento para Maxi, que não conseguiu fugir da marcação e acabou sendo interceptado pelo defensor.

Com muitas mudanças nos dois elencos, o segundo tempo começou com o Shakhtar tocando a bola, enquanto o Bahia procurava mudar o resultado. Porém, com um elenco bastante inferior ao do início do jogo, o time passou a ser dominado pelos ucranianos. Aos 9 minutos, Alex Teixeira se aproveita de confusão da defesa, parte sozinho, dribla o goleiro Douglas Pires, faz firula e acaba sendo interceptado por Raul.

Apesar do time totalmente reserva, o Bahia se aproveitou de uma grande falha dos Toupeiras e chegou ao empate. Com a bola sobrando nos pés de Zé Roberto, aos 11, o atacante bate e acha o canto da meta de Kanibolotskiy.

Mesmo com maior poder ofensivo e um time com mais organização, o Shakhtar não conseguia se livrar da marcação soteropolitana. Sendo assim, em mais uma sobra de bola dos europeus, foi a vez do Bahia chegar mais uma vez a frente do marcador. Aos 19, Jeam desvia bola vinda de um lançamento e Zé Roberto entra livre para chutar no ângulo do arqueiro adversário.

No andamento do jogo, o Shakhtar aumentava seu volume de jogo enquanto o Bahia recuava e esperava a oportunidade do contra-ataque. Sendo assim, os donos da casa conseguiram segurar o resultado e sair com o seu primeiro triunfo na temporada 2015.

Ficha Técnica:

Bahia x Shakhtar Donetsk
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16/01/2015
Horário: 20h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas
Auxiliares: Jucimar dos Santos Dias e Paulo de Tarso Bregalda Gussen
Gols:Rômulo, Alex Teixeira, Luiz Adriano, Zé Roberto (2)
Cartão Amarelo:Bruno Paulista, Adriano Alves

Bahia: Omar (Douglas Pires); Railan (Gamboa), Adriano Alves (Robson), Titi (Lenine) e Pará (Raul); Feijão (Wilson Pittoni), Bruno Paulista (Jefferson Silva), Rômulo (Tchô) e Williams Santana (Jeam); Maxi Biancucchi (Zé Roberto) e Kieza (Mateus). Técnico: Sérgio Soares.

Shakhtar: Pyatov (Kanibolotskiy); Ilsinho (Srna), Kryvtsov (Kucher), Rakitskiy (Ordets) e Ismailly; Fernando (Stepanenko), Fred, Wellington Nem (Marlos), Alex Teixeira,; Taison (Dentinho) e Luiz Adriano (Kovalenko). Técnico: Mircea Lucescu.