AVISO METEOROLÓGICO DO INMET: chuvas intensas em Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia e Presidente Tancredo Neves

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta alguns municípios do Baixo Sul da Bahia, através do seu site oficial, na aba de avisos meteorológicos, sobre as chuvas intensas com perigo potencial, no período de 8 a 9 de abril (Figura 1). 

O INMET publicou aviso, em 08/04/2021, informando sobre chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET também informa algumas instruções de prevenção:

  1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  2. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Acompanhar a variação do tempo e histórico do clima ajuda a salvar vidas em caso de deslizamento de terra e enchente, principalmente, em regiões com histórico, como é o caso do Baixo Sul da Bahia, especificamente, nos municípios de Gandu e Teolândia (Figura 2). De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em relatórios disponibilizados gratuitamente, os municípios de Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia e Presidente Tancredo Neves apresentam áreas de risco à enchente e deslizamento de terra (Figura 3).

É essencial que as secretarias municipais de meio ambiente, saúde e assistência social fiquem em estado de alerta, juntamente com as equipes socorristas, a exemplo da Associação dos Bombeiros Voluntários de Gandu (ABVG), para que problemas graves sejam evitados. Além disso, os meios de comunicação são de extrema importância para veiculação de informações necessárias de modo que a população possa se prevenir.

Samuel de Amaral Macedo

Bacharel em Geografia – UESC

Mestrando em Geografia – Unicamp

Fontes:

INMET –

CPRM –