Aprenda a fazer uma massagem cardíaca, confira

Aprender a massagem cardíaca é muito importante e pode salvar vidas. Após uma parada cardíaca, cada minuto sem socorro significa 10% a mais de risco de morte. Por isso, a importância de saber a fazer a massagem, como alertou o cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil.

A maioria das ocorrências se dá na casa dos pacientes. Caso uma pessoa caia de repente perto de você, sem respirar, é importante chamar primeiro o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ligando para o número 192. Depois, é o momento de começar a massagem cardíaca até o momento que chega o socorro.

São necessárias compressões no meio do tórax a um ritmo de, pelo menos, 100 pressões por minuto. Por isso, é bom ter mais gente disponível. A respiração boca a boca não é mais necessária. Seguindo o ritmo da música abaixo no vídeo, a massagem cardíaca fica mais fácil.

Consequências do infarto

“O infarto é a morte do músculo do coração”, explica Roberto Kalil. O infarto acontece quando alguma artéria do coração é bloqueada, o que impede a passagem do sangue. O coração começa a parar de funcionar e assim deixa de bombear sangue para outros órgãos essenciais, como o cérebro.