Após fechamento da Ford, Rui lamenta precariedade da industrialização no país: “está virando uma grande fazenda”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a precariedade na industrialização do Brasil nos últimos anos, em reação ao fechamento da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, que vai resultar na demissão de milhares de trabalhadores.

Na análise do petista, o país desistiu de estimular uma produção de maior qualidade, em troca de apostar na exportação de commodities como a soja, de baixo custo final no mercado. Este fator somado à crise econômica, também em razão da instabilidade política do país, levaram o Brasil, na visão de Rui, a se tornar uma “grande fazenda”.

“Não há planejamento. O que pensamos nos últimos cinco anos para aumentar o investimento em tecnologia e a industrialização? Nada. Estamos satisfeitos em nos tornarmos uma grande fazenda”, afirma.

De acordo com o líder do Executivo na Bahia, o país se tornou um território de “alto risco” para os grandes empresários e que vive uma “crise institucional” que empaca as reformas importantes para o seu desenvolvimento.

“Não dá para imaginar que o Brasil já teve uma indústria relevante, que viu florescer a indústria do petróleo, que teve grandes construtores disputando contratos para obras internacionais ter entrado nesse vazio”, disse. “Há cinco anos, o Brasil vive uma crise institucional forte, que paralisou as reformas e os investimentos. O capital é avesso a risco e o Brasil se tornou um país de alto risco”, completou.