Anticoncepcional masculino é 99% eficaz em testes com camundongos

 

Um contraceptivo masculino não hormonal se demonstrou 99% eficaz em testes com camundongos, sem provocar nenhum efeito colateral observável. Os resultados promissores foram apresentados por pesquisadores em reunião virtual da American Chemical Society (ACS), durante uma série de encontros científicos que estão ocorrendo entre 20 e 24 de março.

Abdullah Al Noman, estudante que apresentou a descoberta, contou que seu grupo queria desenvolver um anticoncepcional masculino para evitar danos colaterais. A maioria dos contraceptivos para homens em testes clínicos tem como alvo o hormônio sexual masculino testosterona, o que pode gerar ganho de peso, depressão e aumento dos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL, ou “colesterol ruim”).

“Os cientistas tentam há décadas desenvolver um anticoncepcional oral masculino eficaz, mas ainda não há pílulas aprovadas no mercado”, disse, em comunicado, Al Noman, que estuda na pós-graduação no laboratório de Gunda Georg, na Universidade de Minnesota (EUA).

Para desenvolverem a droga, os cientistas procuraram inibir uma proteína chamada receptor alfa do ácido retinóico (RAR-α). A eliminação do gene relacionado a essa estrutura torna camundongos machos estéreis.

Outros pesquisadores anteriormente criaram um composto oral que bloqueava RAR-α, junto dos outros dois membros da família do qual ela faz parte: RAR-β e RAR-γ.Mas a equipe da qual Al Noman faz parte queria encontrar algo para agir especificamente sobre RAR-α, gerando menos efeitos colaterais.

Então, os cientistas resolveram analisar de perto as estruturas cristalinas das três RAR, identificando diferenças estruturais nas formas como elas se ligam com outras estruturas. Com isso, eles sintetizaram aproximadamente 100 compostos e avaliaram sua capacidade de inibir RAR-α nas células.

Assim descobriram que um composto, chamado YCT529, inibiu RAR-α quase 500 vezes mais do que RAR-β e RAR-γ. Quando administrada aos roedores machos por quatro semanas, a droga reduziu de modo drástico o número de espermatozoides. Os camundongos só puderam gerar filhotes novamente entre 4 a 6 semanas depois de pararem de receber o componente.

O YCT529 passará por testes em humanos a partir do terceiro ou quarto trimestre de 2022. Os cientistas também irão identificar outros compostos, modificando esse já descoberto e testando “andaimes” em sua estrutura. Eles esperam disponibilizar em breve um anticoncepcional oral masculino, dando outra opção aos homens além de camisinha e vasectomia.