Antes de caminhoneiros, transportadores vão iniciar greve nesta quinta-feira (21)

A greve dos caminhoneiros já foi confirmada para o dia 1° de novembro, caso não haja resposta efetiva do governo aos direitos dos caminhoneiros autônomos. Porém, a alta dos combustíveis e os aumentos dos preços de pneus e outros insumos são motivos para que os tanqueiros (motoristas que transportam combustíveis) parem já na madrugada desta quinta-feira (21). As informações são do Estradão (Estadão.com).

A informação foi confirmada pelo presidente da Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Rio de Janeiro (Associtanque-RJ). Segundo a associação, tanqueiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo também devem aderir.

Entidades representantes dos caminhoneiros alertam para um possível desabastecimento de combustíveis por conta de cortes da Petrobras às distribuidoras. Um comunicado enviado pela Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos (Abrava) informa aos motoristas que a diminuição da oferta nos postos fará os autônomos sofrerem com novos aumentos. O caso pode aumentar o risco de greve no país.

A nota informa que diversas filiadas receberam “comunicados da Petrobras onde foram informadas de cortes unilaterais nos pedidos feitos para o fornecimento de gasolina e óleo diesel para o mês de novembro”.

Apesar dos caminhoneiros prometerem uma greve nacional a partir do dia 1º de novembro, o governo não acredita que a paralização acontecerá.