Agricultura familiar da Bahia apresenta novidades na maior feira de produtos sustentáveis da América Latina

Biscoitos e balas de licuri, mel orgânico, doce de umbu orgânico em massa, chocolate sem lactose e mel de cacau, compõem o mix de novos produtos da agricultura familiar da Bahia, disponíveis para o público que visitar a  Naturaltech 2019, a maior feira de produtos sustentáveis da América Latina, que tem início nesta quarta-feira (05) e segue até o próximo sábado (08), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

No estande Bahia Produtiva, instalado numa área de 100 m², localizado na rua F-E/10-11, também serão comercializados outros produtos da agricultura familiar já conhecidos e aprovados pelo público como nibs de cacau, chocolates, palmito, pólen, cafés especiais, azeite de licuri, frutas desidratadas, castanhas e flocão de milho, dentre outros.

Participam do evento, 17 cooperativas que, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e financiado pelo Banco Mundial, vão mostrar para o mundo a potencialidade da produção do rural baiano.

A Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), localizada no município de Ituberá, participa da Naturaltech pelo segundo ano, com as versões de palmito de pupunha em conserva inteiro, em rodela e picado, cultivados de forma sustentável. “Expor nosso produto para essa grande vitrine que é essa feira, vai nos ajudar a prospectar novos clientes, visto que temos uma tendência de aumentar o volume de vendas nas regiões Sudeste e Sul do país, alcançar mais status em nossa marca e ampliar o networking”, afirma Saulo Fernandes, representante da Coopalm.

Milho não transgênico

O flocão de milho, produzido pela Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), único não transgênico da Bahia, também foi um sucesso na edição 2018 da feira. O presidente da cooperativa, Walterney Dourado, lembra que no ano passado foram feitos contatos com pessoas que trabalham com produtos naturais de todo o Brasil: “Esse ano queremos repetir a dose e fechar mais negócios e conhecer futuros parceiros que prezam por produtos saudáveis, com boas práticas de produção no campo e que valorizam a agricultura familiar”.

Durante o evento, as cooperativas terão a oportunidade de participar, diariamente, de Rodadas de Negócios, encontros com potenciais compradores e outras ações de varejo.

Arena Inspiração

Com o apoio do Governo do Estado, acontece ainda, durante a Naturaltech, a Arena Inspiração, um espaço de diálogo e interação entre o público e palestrantes que debaterão sobre diversos temas ligados à alimentação saudável. Entre as palestras, será realizado, na sexta-feira (07) e sábado (08), um debate com o tema: O resgate da simplicidade nos sabores da Bahia além do dendê, com o premiado chef baiano, Fabrício Lemos, e o apresentador do Programa Chefs em Ação, Leonardo Roncon. Na ocasião, os chefs ensinarão ainda receitas com produtos da agricultura familiar, que estão sendo comercializados no evento.

A Naturaltech

Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, a Naturaltech é o principal encontro do universo sustentável no país. A feira reúne um grande número de empresas comprometidas com um  posicionamento em prol da sustentabilidade e que tenham em seu mix produtos e alimentos sem glúten e lactose, funcionais e probióticos, integrais, veganos e vegetarianos, diet e light, nutracêuticos, superalimentos, cosméticos e roupas naturais e veganas, fitoterápicos, linha pet, mel e derivados, nutrição esportiva e estética, óleos essenciais e velas, suplementos e shakes, temperos, tratamentos complementares, utensílios e muitos outros.