6 atrações turísticas no Recôncavo Baiano para aproveitar no fim de ano

O fim de ano está chegando e para quem ainda não se programou, selecionamos algumas das principais atrações turísticas no Recôncavo Baiano. Confira a lista!
A região possui 20 municípios e atrai muitos praticantes do turismo religioso. Porém, são muitos os atrativos por lá, incluindo manifestações culturais.
Entre as opções para os visitantes, o Recôncavo Baiano oferece rio, cachoeira, povoados interessantes, ilhas e muito mais.

Entenda mais, com a lista de atrações turísticas no Recôncavo Baiano para alegrar as crianças!
Opções de passeios no Recôncavo Baiano para o fim de ano
As cidades que fazem parte do Recôncavo Baiano oferecem variedades turísticas, tanto em sua cultura e arquitetura, quanto pela natureza. Entre os 20 municípios, alguns deles ainda não tem destaque no turismo, embora tenha potencial.
Entre elas, os destaques são:
1. Cabaceiras do Paraguaçu
Recheada de belas paisagens e atrativos turísticos, a cidade oferece diversão para a família toda. Entre os destaques, podemos citar:
·Visita à nascente de Olhos D’água;
·Parque Histórico Castro Alves (patrimônio da FUNCEB, Fundação Cultural do Estado da Bahia);
·Festas populares;
·Turismo ecológico;
·Banho e prática de esportes no Rio Paraguaçu;
·Cachoeiras dos Olhos D’Água;
·Serra do Aporá.
2. Santo Amaro
Com clima de cidade do interior, Santo Amaro é recheada de construções históricas, com seus casarões antigos e templos religiosos. 
Conhecida nacionalmente por ser a cidade berço do cantor Caetano Veloso e Maria Bethânia, entre outros famosos, atrai visitantes de vários lugares. Além do turismo histórico e cultural, recebe visitantes que querem contemplar suas belezas naturais. Entre elas:
·Grutas;
·Cachoeiras, como a da Vitória, Nanã e Urubú;
·Praias, como: Praia Bom Jesus dos Pobres, Praia Monte Cristo e Praia Araripe;
·Lugarejos diversos.
3. Muritiba
A cidade encanta turistas de todas as idades por conta de suas atrações históricas. Entre elas, a Casa da Fazenda Dendê que possui uma arquitetura incrível. Outros são:
·Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;
·Cachoeirinha;
·Trilhas;
·Passeios ecológicos;
·Cachoeira do Pinga;
·Ponte do Buraco do Inferno;
·Praça de São Pedro.
4. Nazaré
A cidade atrai visitantes por conta de seu patrimônio histórico e cultural. Entre suas principais atrações, está a estátua de Jesus Cristo, que fica no alto de um morro. Outras são:
·Igreja de São Roque;
·Sobrado dos Arcos;
·Centro Histórico;
·Biblioteca Pública e Infantil;
·Cine Teatro Rio Branco;
·Centro Cultural (antiga estação ferroviária);
·Cachoeira do Roncador;
·Passeio ecológico;
·Solar dos Sampaios.
5. Saubara
O município fica na Baía de Todos os Santos e oferece falésias, praias e áreas de Mata Atlântica e de manguezais. Os visitantes encontram muitas opções de atividades por lá. Entre os destaques, citamos:
·Praia de Pedras Altas, Praia do Porto, entre muitas outras;
·Diversos esportes náuticos, como vela, canoagem e windsurfe;
·Passeios ecológicos;
·Rios e cascatas.
6. Maragogipe
É tida como sendo tradicional porto do Recôncavo, a cidade é reconhecida por sua opção gastronômica de camarões e peixes. Entre as atividades por lá, estão:
·Passeio de barco;
·Ruínas históricas do Convento de São Francisco;
·Antigas sedes dos engenhos;
·Cachoeira do Urubu;
·Ilha Baixo Paraguaçu;
·Ilha Lagamar;
·Praias.
Esses são alguns dos principais destinos que oferecem passeios diferentes para curtir a temporada de final de ano em família. Ambos oferecem contato com a cultura local, rica gastronomia, turismo histórico e ecológico.
Para melhor aproveitar os passeios, especialmente em outras cidades, é recomendável contratar um seguro de viagem nacional
Com ele, os pais contam com o auxílio da seguradora em casa de imprevistos, como torções, mal-estar, dor de dente, entre outros que são bastante comuns em viagem, especialmente com crianças.
Por: Andreia Silveira, do site Smartia, estuda Gestão de Turismo, Uninter. É gestora de turismo pelo MTur e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.