38 políticos baianos são mencionados nas planilhas apreendidas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, confira!

650x375_politicos_1620632

Trinta e oito políticos baianos são mencionados nas planilhas apreendidas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, como beneficiários de doações  pecuniárias feitas pelo Grupo Odebrecht. Alguns deles são chamados por apelidos. A lista tem mais de 200 políticos de todo o país, filiados a mais de dez partidos.

Ainda não é possível afirmar se as doações foram feitas legalmente, por isso o juiz Sergio Moro pediu o sigilo das planilhas. Antes disso, porém, houve ampla divulgação pela imprensa.

Entre os 38 nomes estão o ex-governadores Jaques Wagner (PT), atual secretário especial da Presidência da República, e Paulo Souto (DEM), atual secretário da Fazenda do prefeito ACM Neto (DEM), que também aparece na lista como beneficiário das doações da empreiteira. Os presidentes do Legislativo estadual e de Salvador, Marcelo Nilo (PSL) e Paulo Câmara (PSDB) , repectivamente, também são mencionados. Deputados federais, estaduais, vereadores e secretários integram a parte baiana da extensa lista (veja abaixo).

Os documentos foram apreendidos com Benedicto Barbosa Silva Júnior, conhecido como “BJ”, presidente da Odebrecht Infraestrutura e um dos principais interlocutores do empresário Marcelo Odebrecht na alocação de recursos a campanhas políticas.

Codinomes

O ex-governador Wagner atende pelo apelido de “Passivo” e o vereador Edvaldo Brito (PTN) é chamado de “Candomblé”. O secretário de Turismo do Estado, que concorreu à prefeitura de Salvador em 2012, Nelson Pelegrino (PT) é chamado de “Pelé”, Marcelo Nilo atende por “Rio” enquanto que o deputado federal Arthur Maia (PPS) é “Tuca”, Daniel Almeida é “Comuna” e o empresário e também ex-candidato à prefeitura de Salvador, Mário Kértesz é “Roberval”.

LISTA DOS POLÍTICOS BAIANOS (ordem alfabética)

ACM Neto
Ademar Delgado
Alberto Castro
Arthur Maia
Carlos Martins
Carmem Gandarella
Daniel Almeida
Dinha
Edvaldo Brito
Eduardo Alencar
Geraldo Junior
Geraldo Simões
Giovani
Humberto Carballal
Isaac Carvalho
Jaques Wagner
Jeferson Andrade
João Almeida
Jose Carlos Aleluia
Jutahy Magalhães
Jussara Márcia
Leonardo Prates
Lessa
Lomanto Junior
Luis Tavares
Marcio Biolchi
Mário Kertesz
Marcelo Nilo
Maurício Bacelar
Mauro Poeta
Nelson Pelegrino
Paulo Camara
Paulo Souto
Pinheiro
Pedro Godinho
Tonha Magalhães
Vânia Galvão
Waldir Pires