2º Feira do Conhecimento CEFAM-COC, foi de grande sucesso

O desenvolvimento científico alcançou um alto nível de destaque na sociedade moderna. Conhecer é a grande chave da evolução humana. As novas tecnologiasda informação e da comunicação abre um grande leque de oportunidades para ascrianças, jovens, adultos e idosos terem acesso a esse vasto mundo de informaçõese saberes mutantes. A aprendizagem e o conhecimento não se desenvolvem apenas em ambientes fechados, como a escola da Idade Média, onde apenas uma parcela da população tinha acesso “as verdades da vida”. Por acreditar que o conhecimento é uma construção social que pode ser potencializada pelo contato, integração e relação interpessoal e as novas tecnologias, o CEFAM-COC Centro.

Educacional Favo de Mel, realizou a II Feira do Conhecimento, “O universo em suas mãos” buscando oportunizar aos nossos educandos do maternal ao 9º ano um contato direto com a comunidade tancredense, expondo as práticas, atividades e ações desenvolvidas ao longo do ano de 2019 em sala de aula. Nesta feira, os educandos poderão exercitar a oralidade, a criatividade, a integração, a aprendizagem e a interdisciplinaridade, proporcionada pelos professores dentro do Sistema COC de Ensino. Para tanto o presente projeto será trabalhado nos meses de setembro e outubro de forma interdisciplinar, envolvendo educando, educadores e família, com a apresentação para a comunidade (autoridades, rede pública e particular) ao inicio do mês de outubro na Quadra Poliesportiva do Colégio Mun. Professor Edivaldo Machado Boaventura.

OBJETIVOS:

GERAL:

  • Compreender que o conhecimento se processa de forma interdisciplinar, relacionando, prática, teoria e ação. Incentivando os alunos a pesquisarem de maneira lúdica a cerca de um tema específico, bem como aprimorar o conhecimento sobre o tema a ser exposto na feira cultural a ser realizada na escola.

ESPECÍFICO:

  • Utilizar a interdisciplinaridade como forma de promover o conhecimento global e não fragmentado respeito dos temas escolhidos pelos docentes e discentes.
  • Aprender de forma lúdica otimizando à aquisição de competências, pois, contribuindo para o conhecimento permanente do discente.
  • Analisar a construção do conhecimento histórico;
  • Exercitar a criatividade e a integração social com a comunidade Tancredense;

*Educação Infantil

Subtema: O mundo mágico da literatura

Objetivo: Utilizar a linguagem oral explorando a riqueza dos contos de fadas.

Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;

Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;

*1ºAno Matutino

Subtema: Reciclar, aprender e brincar.

Objetivo: Sensibilizar apara a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo e, consequentemente, com a responsabilidade da saúde do planeta.

*1º Ano Vespertino

Subtema: A água no planeta.

Objetivo: Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, partindo de sua realidade social, reconhecendo que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço, adotada por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica, levando os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

*2º Ano e 3º Ano

Subtema: Biodiversidade “fauna e flora”.

Objetivo: Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;

*4º Ano

Subtema: Alimentação saudável e melhor qualidade de vida

Objetivo: Conscientizar os estudantes da importância de termos hábitos alimentares saudáveis, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

*5º Ano

Subtema: Evolução da tecnologia e suas mudanças na sociedade.

Objetivo: Proporcionar aos educandos uma reflexão mais profunda sobre as influências dos meios tecnológicos no cotidiano das pessoas, nas suas formas de viver, pensar e aprender.

*6º Ano

Subtema: Formação do universo.

Objetivo: Compreender como o universo se originou, para tanto, identificar as teoriasutilizadas para explicar esta formação, dando ênfase na teoria evolucionista (BigBang ).

*7º Ano

Subtema: Fenômenos da natureza.

Objetivo: Identificar os fenômenos da natureza e as principais consequências dos mesmos para o meio ambiente.

Refletir sobre as ações humanas, evitando assim desastres ambientais.

*8ºAno

Subtema: Físicos: Transformadores do mundo.

Objetivo: Identificar os principais teóricos que contribuíram para os avanços e descobertas sobre o universo; Descrever as obras marcantes dos teóricos para a evolução;

Expor oralmente uma síntese sobre a vida desses teóricos;

*9ºAno

Subtema: Composições Químicas do Universo.

Objetivo: Compreender os elementos químicos utilizados na formação do Universo

METODOLOGIA

O presente projeto terá como base metodológica a aprendizagem ativa, pautada na ação-reflexão-ação dos sujeitos envolvidos na aprendizagem escolar. Será dividido em duas etapas, compreendendo a fase da elaboração e construção das apresentações em sala de aula, e a exposição dos trabalhos no dia na Quadra

Poliesportiva do Colégio Professor Edivaldo Machado de outubro Boaventura.

Composição das equipes:

  • As equipes serão formadas por estudantes do segmento Ensino fundamental I e II, regularmente matriculados em mesmo turno e série.
  • Os participantes deverão organizar-se em equipes, compostas por estudantes do mesmo ano escolar, sendo formado por alunos da mesma turma.
  • Cada equipe contará com um (a) professor (a) orientador na educação infantil ,

Fundamental I e dois orientadores no Fundamental II.

A comunicação prévia com o professor (a) orientador (a) é necessária com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas, caso ocorra(m):