1ª FEIRA AGROECOLÓGICA de Presidente Tancredo Neves

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Meio Ambiente (SEDPLAM) e da Sala do Empreendedor, realizou, aos 08 de novembro, a 1ª FEIRA AGROECOLÓGICA de Presidente Tancredo Neves-BA.

Foram comercializados produtos da agricultura familiar sem o uso de defensivos agrícolas, flores, artesanatos, polpas de frutas, galinha caipira, doces, ovos, derivados de mandioca, derivados de cacau, beijus, etc. Houve lembrancinhas, doação de mudas de frutíferas e essências florestais, bate-papo sobre Agroecologia, Meio Ambiente e intoxicação por agrotóxicos.

A Secretária da SEDPLAM, a Sra. Laís Venceslau, fez a abertura do evento, juntamente com a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor Individual, Elizabete Camurugi. Fez agradecimentos especiais a sua equipe (Iane Bulhões, Luzitânia Silva, Renilson, Robertos Santos e Rodrigo Cruz), entidades parceiras e demais presentes, frisando o quão é forte a agricultura no município e a problemática do uso de produtos químicos que favorecem riscos não tão somente ao meio ambiente, mas também à saúde das pessoas. Explanou que a iniciativa da 1ª feira agroecológica, realizada pela SEDPLAM em parceria com a Sala do Empreendedor, busca não só levantar um alerta para o uso de produtos químicos, mas apoiar e incentivar os produtores locais que, em conjunto com as associações e entidades, produzem de forma ecológica.

A Sra. Ednalva, presidente da COOPATAN e ASPARC, parabenizou a todos da organização pelo sucesso do evento e mencionou ter se sentido realizada por ter conseguido vender seus produtos.

Para a artesã, Geiane Macedo, foi muito gratificante ver a materialização de um antigo sonho […], pois, durante a feira, pode divulgar seu trabalho com as artes manuais. Enfatizou, também, a importância da continuidade e viabilização de ideias como essa.

Os seguintes parceiros apoiaram na realização do evento:

Barbosinha, Escola de Bombeiros Angels Fire, Secretaria de Educação, Diretoria de Marketing, COMAM, CMDS, FASE, SINTRAF, COOAFA, IDC, COOPATAN, ASPROC, ASPAM, APAC, ASPARC, APRC, NAAE, AMBACOV, ADAM, SEBRAE, Guarda Municipal, ASCOJ, APART 2, Fazenda Vale das Águas Sagradas do Riachão do Meio (Tradicional da Terra), Secretaria de Finanças, além de artesãos locais.

Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves

Terra da Prosperidade